Puro Otaku: Valve anuncia os seus próprios "consoles", as Steam Machines

25 de set. de 2013

Valve anuncia os seus próprios "consoles", as Steam Machines


E hoje a Valve anunciou o segundo segredo que ela escondia: as Steam Machines. E mais uma vez, todos estão ansiosos para ver como funciona e se vale realmente a pena, assim como foi com o anúncio do SteamOS.
E segundo a empresa, não é um único console, mas sim, vários. Pelo que a Valve anunciou, a partir de 2014, empresas parceiras começarão a produzir máquinas dedicadas ao SteamOS, ou seja, teremos vários modelos com configurações diferentes. Entretanto, a Valve também irá fabricar o seu modelo próprio, que terá certa liberdade por ser fabricado pela própria empresa que desenvolveu o sistema, provavelmente fazendo um "casamento" entre software e hardware.

Entretanto, a empresa resolveu usar uma estratégia de marketing diferente: ela irá disponibilizar modelos de teste (vulgo betas) para 300 pessoas do mundo todo que conseguirem completar uma missão. Exatamente, uma missão. Nomeada Elegibility Quest, os interessados terão que cumprir alguns requisitos básicos para que possam estar aptos a ser escolhidos pela empresa para testar o aparelho da companhia, desde que os cumpram até o dia 25 de outubro. São eles:
  • Participar do grupo Steam Universe.
  • Aceitar os termos de uso apresentados no site oficial do projeto.
  • Ter mais de dez amigos na sua conta.
  • Criar um perfil público no Steam Community.
  • Jogar algum game utilizando um gamepad no modo Big Picture.
Você também pode visitar a página da missão, para verificar o seu progresso quanto ao Teste de Elegibilidade. Quem conseguir realizar todos esses quesitos, receberá uma badge especial na conta e poderá ser escolhido para receber e testar o protótipo do console da Valve (chamado de Steam Box por alguns).


Uma das coisas mais curiosas que a criadora de jogos como Counter-Strike disse, numa sessão de perguntas, é que você poderá fazer o que quiser com a máquina: hackear, rodar outros sistemas, alterar hardware e até mesmo usar para montar um robô.

A empresa disse que não pretende parar de dar suporte aos PCs tão cedo, ou seja, se você não pretende gastar dinheiro com um console futuramente, não precisará se preocupar por um bom tempo, já que o Steam continuará disponível para PCs e Macs.